Português (Brasil)

Presidente da Alesc assume temporariamente o governo de SC

Presidente da Alesc assume temporariamente o governo de SC

Data de Publicação: 8 de julho de 2024 13:50:00

Compartilhe este conteúdo:

O presidente da Assembleia Legislativa, Mauro de Nadal (MDB), assume temporariamente o cargo de governador de Santa Catarina em função da viagem de Jorginho Mello para Portugal e da vice-governadora Marilisa Boehm para o Uruguai.

A cerimônia de transmissão do cargo aconteceu no domingo (7) na Casa d'Agronômica e Nadal, de 52 anos, deve ficar na função até o próximo domingo (14).

Nesse período, Nadal detalhou que vai se reunir com prefeitos, presidentes de cooperativas e de federações de classe. Parte da agenda já estava prevista, porém outras atividades foram incluídas.

“É um misto de felicidade com uma grande responsabilidade assumir o Governo do Estado embora só por uma semana, mas é uma grande responsabilidade. A gente recebe com aquele dever de político catarinense, o dever de fazer um bom trabalho, o dever de prestar contas desse trabalho. Mas acima de tudo, um dever de estar sintonizado com aquilo que é a vontade do catarinense, procurar ao longo desta semana atender alguma coisa dessas demandas. Juntamente com todos os meus colegas deputados, vamos rodar em Santa Catarina. Porque ao tempo em que o governador Jorginho Mello permite com que Mauro de Nadal assuma o Governo, ele está permitindo que o Parlamento Catarinense esteja assumindo o Governo”, declarou.

Ainda durante o evento, o governo detalhou sobre as viagens. Jorginho Mello vai para Portugal liderando uma comitiva catarinense em busca de parcerias e investimentos para o estado. Ele viaja acompanhado de deputados, secretários e empresários. Já a vice-governadora vai tratar de investimentos na área da educação.

Quem é Mauro de Nadal

O atual presidente da Alesc tem 52 anos e nasceu em Caibi, no Oeste. Ainda jovem, mudou-se com a família para Cunha Porã, a cerca de 28 quilômetros de Caibi. Nadal se formou em direito pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), em Chapecó, também no Oeste.

Em 2000, ele se candidatou a prefeito de Cunha Porã. Foi reeleito e ficou no cargo até 2008. Em seguida, atuou dentro do governo de Luiz Henrique da Silveira. Depois, candidatou-se a deputado estadual em 2010 e foi eleito suplente. Em 2013, assumiu o mandado após César Souza Júnior se tornar prefeito de Florianópolis.

Nadal se reelegeu deputado estadual em 2014, 2018 e 2022. Está na terceira legislatura e já foi líder da bancada do MDB e presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Alesc.

 

Fonte: G1

Compartilhe este conteúdo: