Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Política de Privacidade do jornal Diário de RioMafra
Saiba como contribuir com a gestão e a reciclagem dos resíduos plásticos
Data de Publicação: 12 de julho de 2024 13:52:00
A crescente produção e descarte incorreto de resíduos plásticos têm causado alerta ao redor do mundo. Os plásticos são conhecidos por sua durabilidade, o que torna ainda mais difícil fazer a sua gestão sustentável, podendo trazer problemas ambientais.
Por isso, cada vez mais se torna importante fazer uso consciente de plástico. Além disso, é imprescindível fazer o descarte correto, possibilitando também a sua reciclagem. Campanhas de conscientização, regulamentações mais rigorosas e incentivos à reciclagem ganham força todo dia, a fim de reduzir o impacto ambiental dos resíduos plásticos.
No entanto, mudanças na gestão correta do plástico requerem a colaboração de todos os setores da sociedade. A educação ambiental, adotar práticas de consumo consciente e o apoio às medidas sustentáveis e de reciclagem, são fundamentais para diminuir os efeitos prejudiciais dos resíduos plásticos, preservando o meio ambiente.
No dia a dia, há maneiras para contribuir, ajudando a reduzir o impacto ambiental que os plásticos podem causar ao meio ambiente e à saúde humana. Começando com as iniciativas que visam reduzir o consumo desses resíduos, além da reciclagem eficiente.
A correta separação do plástico é fundamental por várias razões, ela ajuda na eficiência da reciclagem, facilitando o processo de recolhimento e na destinação eficaz. Ainda, a separação bem feita, auxilia na redução da poluição, porque, se descartados incorretamente, os plásticos podem acabar em aterros sanitários, oceanos ou ambientes naturais. A reciclagem reduz essa poluição, ao mesmo tempo que poupa espaço nos aterros.
A Seluma te dá dicas eficientes para reciclagem de resíduos plásticos:
- Identifique os tipos de plástico: Eles possuem símbolos que mostram que tipo de plástico é (PET, PEAD, PVC, entre outros. Isso facilita na hora de separar para a reciclagem e a coleta seletiva;
- Lave os recipientes: Antes de colocá-los na lixeira, certifique-se de limpá-los para evitar contaminação por resto de alimentos;
- Utilize os pontos de coleta da cidade: A Seluma possui uma rota específica para a coleta seletiva. Esteja atento aos horários e dias.
Julho sem plástico
Durante o mês de julho, toda a sociedade é convidada a refletir sobre os impactos dos resíduos plásticos no meio ambiente. A campanha julho sem plástico nasceu na Austrália, em 2011, com a proposta de conscientização sobre a necessidade de combater a poluição causada pelo material.