Português (Brasil)

Saiba quais alimentos que podem conter álcool, além do pão de forma

Saiba quais alimentos que podem conter álcool, além do pão de forma

Data de Publicação: 15 de julho de 2024 16:20:00

Compartilhe este conteúdo:

Imagine ser parado em uma blitz e ser surpreendido com um teste do bafômetro positivo após consumir apenas pão de forma. Uma análise recente realizada pela Associação Brasileira de Defesa do Consumidor, conhecida como Proteste, revelou que algumas marcas populares no Brasil contêm teor alcoólico suficiente para isso acontecer.

A pesquisa mostrou que duas fatias de pão de forma de três marcas podem conter teor alcoólico suficiente para ser detectado em um teste do bafômetro. Segundo a análise, as marcas Visconti, Bauducco e Wickbold 5 zeros apresentaram níveis de álcool que podem aparecer no teste.

Além dessas, as marcas Wickbold Sem Glúten, Wickbold Leve, Panco, Seven Boys, Wickbold, Plusvita e Pullman também foram analisadas. Entretanto, apenas Plusvita e Pullman tiveram resultados satisfatórios e foram aprovadas em todos os testes de teor alcoólico.

Mas, além do pão de forma, você sabia que outros alimentos e produtos do nosso cotidiano também podem apresentar teor alcoólico e que requerem sua atenção?

 

Por que tem álcool no pão de forma?

Segundo a nutricionista Camila Thessing, a fermentação alcoólica ocorre naturalmente na na produção do pão, mas geralmente o etanol é eliminado no forno. O problema, de acordo com a especialista,está na presença de alguns conservantes. “Atualmente, algumas empresas para aumentar o tempo de prateleira utilizam substâncias anti mofo que contém etanol, devido aos componentes serem diluídos no álcool. Dependendo da quantidade utilizada no pão, podem ultrapassar as quantidades permitidas de 0,05% e ser sim detectadas em um teste de bafômetro”, explicou.

 

Outros alimentos que podem conter álcool

Kombucha e kefir

Kombucha e kefir são bebidas fermentadas que têm ganhado popularidade por seus benefícios à saúde.

A kombucha é feita a partir da fermentação de chá adoçado com uma cultura simbiótica de bactérias e leveduras (SCOBY), enquanto o kefir é produzido pela fermentação de leite ou água com grãos de kefir, que contêm uma mistura de bactérias e leveduras.

No entanto, segundo a nutricionista Camila Thessing, “kombucha e kefir só se tornam uma preocupação quando o preparo é realizado com excesso de levedura e açúcares, resultando em uma quantidade mais significativa de etanol, ultrapassando o permitido por legislação de 0,05% para produtos não alcoólicos”, destacou.

 

Banana madura, sucos de frutas e vinagre de maçã

Ainda de acordo com Thesing, geralmente frutas como a banana madura, ou sucos como de maçã, laranja e vinagres, não possuem quantidades significativas que possam causar um risco. “Mas sempre  se atentando ao tempo em que esses produtos estão armazenados e naturalmente fermentando”, ressaltou.

 

Qual quantidade de álcool nesses alimentos poderia impactar no teste de bafômetro?

A quantidade de álcool presente em alguns alimentos pode ser surpreendentemente alta, a ponto de impactar um teste do bafômetro. Segundo a nutricionista Camila Thessing, “algumas marcas de pães chegaram a mais de 3% de álcool, ultrapassando o limite permitido de 0,005mg/L.”, afirmou.

No caso de bebidas fermentadas como kefir e kombucha, dependendo da quantidade de levedura e açúcar, o teor alcoólico pode alcançar 1,15% ou mais. Além disso, sucos de uva, dependendo do tempo de fermentação, podem conter aproximadamente 0,8% de álcool. “Embora não haja estudos que estabeleçam um valor seguro de consumo, a Organização Mundial da Saúde (OMS) sugere um limite de 30g de álcool”, destacou a nutricionista.

Fonte: ND+

Compartilhe este conteúdo: