Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Política de Privacidade do jornal Diário de RioMafra
Conscientização sobre decomposição de resíduos é fundamental para a preservação ambiental
Data de Publicação: 26 de agosto de 2024 13:40:00
Saber quanto tempo cada resíduo leva para se decompor é fundamental para o equilíbrio ambiental e a qualidade de vida, além de contribuir com a coleta de lixo. A decomposição é um processo importante para o equilíbrio ambiental, pois influencia diretamente na qualidade de vida dos indivíduos.
Resíduo é tudo aquilo que sobra de algum produto, pode ser embalagem, casca de frutas, entre outros. Boa parte do que usamos pode ser reciclado, ajudando a diminuir o lixo produzido, mas é preciso saber fazer a destinação correta.
Entender como os resíduos se transformam ao longo do tempo e como são absorvidos pelo meio ambiente, ajuda a colocar em prática ações sustentáveis. Saber como eles se decompõem na natureza, como reciclar e separar o lixo corretamente são ações que dependem do conhecimento sobre a decomposição de resíduos.
Tempo de decomposição do resíduos
Os resíduos possuem diferentes tempos de decomposição na natureza. O papel e o papelão levam cerca de seis meses para se decompor, enquanto uma sacola plástica pode demorar mais de 100 anos. A lata de alumínio tem um tempo de decomposição entre 200 e 500 anos, e as embalagens de plástico podem levar até 450 anos.
As embalagens PET, por sua vez, também demoram mais de 100 anos. Vidros, louças e pneus têm um tempo indeterminado, assim como as esponjas. Cascas, folhas e frutas se decompõem em 2 a 6 meses, e chicletes e filtros de cigarro levam aproximadamente cinco anos. Isopor pode demorar até 150 anos para se decompor.
A Seluma destaca a importância do descarte correto, mostrando que todos têm um papel fundamental na preservação do meio ambiente. Pequenas ações no dia a dia podem fazer uma grande diferença para o planeta.