Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Política de Privacidade do jornal Diário de RioMafra
Você sabe o que é a logística reversa?
Data de Publicação: 30 de setembro de 2024 13:47:00
A logística reversa é um conceito que envolve o retorno de produtos e materiais ao ciclo de produção após o consumo, com o objetivo de reutilização, reciclagem ou até mesmo do descarte adequado.
Esse processo é fundamental, pensando em sustentabilidade, porque busca diminuir os impactos ambientais provocados pelo descarte errado de resíduos. Ela foi adotada no Brasil com a Política Nacional dos Resíduos Sólidos (PNRS) em 2010.
Ele é o oposto da logística tradicional, pois consiste em um conjunto de ações que envolve a coleta, o transporte, o armazenamento, a reciclagem e o tratamento adequado, dando o destino final correto a produtos e embalagens após o consumo.
A importância ambiental da logística reversa
Os processos de logística reversa são importantes para reduzir a quantidade de resíduos que vão para aterros sanitários, ajudando a diminuir a extração de matérias-primas da natureza, e ainda auxiliam na promoção do uso sustentável dos recursos naturais.
Além disso, ela ajuda para que empresas atendam às exigências legais, evitando multas e, acima de tudo, mostrando para seus consumidores que pensam e trabalham com conscientização ambiental.
Responsabilidade compartilhada
A responsabilidade na gestão dos resíduos sólidos é compartilhada e está prevista em lei, como diz a Política Nacional dos Resíduos Sólidos (PNRS). Ela institui que a responsabilidade pelo gerenciamento dos resíduos sólidos seja uma ação conjunta entre o público e privado.
A Seluma se preocupa com as questões ambientais e seu impacto, reforçando a importância da responsabilidade compartilhada entre empresas e consumidores, pois cuidar do meio ambiente é uma responsabilidade de todos.