Português (Brasil)

Associação Rionegrense de Catadores recebe novo caminhão para a coleta seletiva

Associação Rionegrense de Catadores recebe novo caminhão para a coleta seletiva

Data de Publicação: 3 de abril de 2025 17:31:00

Compartilhe este conteúdo:

Na tarde dessa quinta-feira, 03, a Associação Rionegrense de Catadores (ARCA) recebeu oficialmente um novo caminhão que irá fortalecer o serviço de coleta seletiva domiciliar. O veículo foi conquistado graças à aprovação de Rio Negro no Programa Itaipu Mais que Energia.

Com a parceria que envolve a Prefeitura Municipal, a empresa Itaipu Binacional e o Governo Federal, o município está recebendo investimentos para a criação de uma Unidade de Valorização de Recicláveis (UVR), que tem o objetivo de organizar o serviço dos catadores, proporcionando-lhes melhores condições de trabalho. A UVR foi implantada na ARCA, que atualmente é a responsável pelas coletas domiciliares dos materiais recicláveis.

O prefeito Alessandro Cristian von Linsingen recebeu as chaves do caminhão das mãos do assessor do diretor de coordenação da Itaipu Binacional, Natalino Bastos dos Santos. “Um dia muito feliz hoje em Rio Negro. Esse caminhão vai servir muito para a associação de catadores que é tão importante. Estamos muito felizes pela entrega”, destacou o prefeito.

O assessor da Itaipu ressaltou a importância da parceria da empresa com o município de Rio Negro: “Queremos agradecer o prefeito pela parceria. A Itaipu tem feito investimentos e ajudado os municípios, mas ela depende de parcerias. Em Rio Negro sempre tivemos essa acolhida e queremos que isso continue na atual gestão. É uma satisfação também para nós entregar esse caminhão”.

Em seguida as chaves foram entregues para a presidente da ARCA, Janete da Costa Ramos, que disse com muita emoção o quanto os catadores estão ansiosos para utilizar o veículo: “Estamos muitos gratos. Não temos palavras para agradecer. Para nós parece ser um sonho. As companheiras de serviço também estão felizes e ansiosas para conhecer o caminhão”.

O evento também teve a presença da secretária municipal de agricultura e meio ambiente, Djenifer Cristi Andreatta, do consultor Jean Eriksen de Miranda que atua na ARCA e de apoiadores, como o assessor parlamentar Roberto Androukovitch.

Além de gerar benefícios ambientais com o recolhimento de resíduos nas cidades, a ação da Itaipu Binacional promove renda e dignidade para várias famílias de catadores. O aspecto social é um dos principais benefícios da iniciativa.

A partir da próxima semana o caminhão já está operando em Rio Negro. A coleta seletiva domiciliar ocorre em diferentes dias conforme a localização. Confira o cronograma no site da Prefeitura: https://rionegro.atende.net/cidadao/pagina/cronograma-de-coleta-seletiva

Compartilhe este conteúdo: