Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Política de Privacidade do jornal Diário de RioMafra
Espinheira-santa e suas propriedades medicinais
Data de Publicação: 20 de outubro de 2020 14:22:00
A espinheira-santa é uma planta nativa presente em nossa região, tendo como característica principal sua folha pontiaguda, entre 4 e 12 centímetros, com espinhos pela borda e coloração esverdeada. A árvore pode alcançar entre 1,5 à 5m e seus frutos são arredondados com coloração que pode variar do amarelo claro ao marrom avermelhado.
A planta é reconhecida pela Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) e pela Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao SUS (RENISUS) devido suas propriedades medicinais, sendo utilizada para tratamentos do aparelho digestivo. Diversos estudos demonstram que o chá da Espinheira-Santa possui eficácia semelhante às duas drogas mais utilizadas para tratamento de úlceras digestivas, a ranitidina e a cimetidina.
Seu uso terapêutico é indicado para o tratamento de gastrite, úlceras, alívio de dores estomacais, infecção por H. pylori e para azia, pois suas propriedades gastroprotetoras atuam como antiinflamatório, antiulcerogênico, protegem a mucosa gástrica e equilibram a produção de ácido.
É necessário cuidado ao adquirir a planta, pois ela pode ser confundida com outras espécies similares existentes em nossa região, como a falsa espinheira-santa (Sorocea bonplandii), a qual é tóxica, e muitas vezes é comercializada junto a verdadeira como adulteração. Em caso de dúvida procure um especialista, o qual poderá distingui-las através das características das folhas.
O fitoterápico de espinheira-santa pode ser prescrito e ofertado pelo SUS através do programa Farmácia Viva. Na cidade de São Bento do Sul há inúmeros relatos de sucesso com o tratamento fitoterápico, onde inclusive muitos pacientes puderam parar de utilizar do medicamento omeprazol, conforme relatado pela farmacêutica Ana Carla Koetz Prade.
Autora
Gabriela Ferreira é farmacêutica, doutora em Ciências da Saúde, pós-doutora em Engenharia e Ciência dos Materiais e pós-doutora em Farmacologia. Atualmente é pesquisador convidado do Instituto Ânima, professora presencial e online da Sociedade Educacional de Santa Catarina (UniSociesc) e Grupo Ânima, respectivamente. Coordenadora do curso de Biomedicina da UniSociesc de São Bento do Sul/SC. Tem experiência na área de Bioquímica, Farmacologia e Biomateriais.