Português (Brasil)

Confira a entrevista com Adriana Dornelles

Confira a entrevista com Adriana Dornelles

O Diário de Riomafra traz em suas próximas edições até a eleição que ocorrerá no dia 15 de novembro, os candidatos a prefeito de Mafra e Rio Negro para uma entrevista em que responderão perguntas sobre suas propostas de governo. Confira!

Compartilhe este conteúdo:

Candidata a prefeita de Mafra Adriana Dornelles Paz Kamiene, 53 anos de idade, advogada, empresária e professora universitária, partido: Coligação Juntos pela renovaçõa de Mafra, PSDB, Republicanos e Avante. Acompanhe a entrevista: 

- O que mais te motivou a se candidatar a prefeito (a) de Mafra?

Sou ativista anti corrupção desde 2013, sempre buscando fazer o que é correto, fui candidata a deputada federal em 2018 com uma votação histórica em nossa cidade, como advogada busco a justiça sempre e só encontrei na política uma forma de poder ajudar as pessoas da nossa cidade, quero fazer um gestão que vai colaborar com a qualidade de vidada do povo mafrense.

- Em relação a economia local, qual seria a proposta para poder alavancar a situação do comércio depois da decaída que ocorreu devido a pandemia da Covid-19?

Temos muitos projetos para aquecer a economia como um todo comercio, indústria, prestadores de serviço, profissionais liberais, agricultura familiar e autônomos. Propiciar a capacitação dos micros e pequenos empreendedores da nossa cidade. Melhorar a parceria com a incubadora da UNC e de outras entidades para a geração de novas empresas. Tomando todos os cuidados com a prevenção do Convid 19.

- Em sua visão quais os pontos positivos do município de Mafra e o que poderia ser melhorado? E se tem algum projeto que não exista na cidade e poderá ser aplicado, de que forma?

Nós estamos um entroncamento rodoferroviário privilegiadíssimo dentro do Estado de SC. Temos acesso ao porto de Paranaguá, os Porto de São Francisco, Itajaí e Itapoá. A busca de parceria público privado para a implantação de um porto seco que vai facilitar o escamento das safras de grãos liberando o fluxo rodoviário e menos custo para o exportador. Mafra é uma terra abençoada por Deus, rica de pessoas trabalhadoras e de recursos naturais o que falta para nossa cidade é uma gestão séria e sem privilégios. A Sala do Empreendedor também será um dos projetos a ser implementado e será um marco na nossa gestão.

- No pós-pandemia, se houver possibilidade de investimentos qual seria sua prioridade para aplicar os recursos da cidade? Por quê?

Não devemos esperar o pós-pandemia. Vamos iniciar o trabalho em 1 de janeiro, investindo as áreas que geram emprego e renda. A busca de recursos para investir na infraestrutura da nossa cidade e da zona rural e urbano bem como incentivar o Turismo Rural.

- O trânsito em nossa cidade está caótico, em horários de picos não consegue estacionar, qual sua ideia para solucionar isso, e como seria o projeto? Fale sobre estacionamento rotativo e um calçadão central.

Consulta a população sobre a implantação ou não do estacionamento rotativo no centro da cidade. Busca de parceria com recursos do Governo Federal em conjunto com a prefeitura de Rio Negro para a construção de uma terceira ponte e assim facilitando o ir e vir dos cidadãos desta duas cidades irmãs, assim como acontece em Porto União e União da Vitória, vamos também trabalhar para retirar a passagem do trem do espaço urbano da cidade principalmente na Avenida da Coronel Maia.

- Em sua opinião o antigo prédio da prefeitura deveria ser reformado, ficaria onde está ou deverá ser construído uma nova sede. Explique de que forma.

Referente ao antigo prédio da prefeitura pretendemos em parceria com entidades capacitadas como o IPHAN, FCC analisar a viabilidade para a recuperação dessa edificação histórica e transformando a em um espaço múltiplo cultural. Realocar a nova prefeitura em um espaço próprio onde une todas as secretarias em uma única edificação e literalmente sair do aluguel.

- Devido ao covid-19 as aulas presencias foram suspensas. O que você acha que deverá ser feito para que os alunos não sejam prejudicados?

Ter a certeza de um retomada segura e sem riscos para as nossas crianças e jovens. Equipando as salas e adequando-as ao momento crítico que ainda vivemos com a contaminação. Em paralelo vamos equipar nossas escolas com equipamentos de informática para que assim os alunos possam ter acesso ao mundo digital. Fazer uma avaliação dos alunos para que possamos mensurar os prejuízos causados pela falta da aula presencial. Construir junto com os professores pais e alunos uma forma de se ter conteúdo novo e recuperar o que não ficou bem consolidado.

- Se você for eleito, qual a primeira ação que você vai executar quando estiver na prefeitura? Explique o que, e de que forma.

A primeira coisa que vou fazer assim que assumir a prefeitura de Mafra será, fazer uma auditoria nas contas da prefeitura, identificar quais os recursos que temos em caixa, quais as despesas, fazer cortes de caros comissionados, diminuir as secretárias, ver quais fornecedores estão atrasados, quais os principais gastos e onde podemos economizar. Somente depois de fazer este ajuste contas que vamos colocar em prática novos projetos.

- Por que o eleitor deve votar em você ?

O eleitor deve votar em mim, porque estou preparada para ser Prefeita! Como pessoa comum já provei que sou honesta, ética e eficiente em tudo que faço! Na advocacia há 30 anos, tenho um histórico de sucesso, fui a primeira mulher escolhida como Presidente da OAB de Mafra, fui coordenadora da ESA e também Membro do Tribunal de Ética da OAB/SC representando Mafra. Como professora da UNC/Mafra recebi e ainda recebo mensagens de carinho super positivas dos alunos! Sou uma ativista da luta contra a corrupção, fiz parte até 2017 do VPR onde atuei diretamente no Mapa do Impeachment da Dilma, fui referendada pelo Ministério Público Federal, Transparência Internacional e Fundação Getúlio Vargas como candidata do Pacto Anticorrupção! Além disso sou líder RenovaBR, formada em 2018 e também aprovada entre mais de 31.000 inscritos para o curso RenovaBR CIDADES, voltado para a gestão pública municipal o qual cursei em 2019 e 2020, tendo sido selecionada entre todos os alunos para o módulo avançado, especialmente para o exercício do cargo de Prefeito(a)! Em 103 anos de história Mafra nunca teve uma PREFEITA, apesar de que mais da metade dos eleitores serem mulheres! Chegou a hora de Mafra dar uma oportunidade a uma Mulher para fazer a diferença! Essa mulher sou Eu! Adriana Dornelles 45. 

Compartilhe este conteúdo: