Português (Brasil)

Confira a entrevista com Edenilson Schelbauer

Confira a entrevista com Edenilson Schelbauer

O Diário de Riomafra traz em suas próximas edições até a eleição que ocorrerá no dia 15 de novembro, os candidatos a prefeito de Mafra e Rio Negro para uma entrevista em que responderão perguntas sobre suas propostas de governo. Confira!

Compartilhe este conteúdo:

Candidato a prefeito de Mafra Edenilson Schelbauer, 42 anos de idade, Servidor da Área da Segurança Pública e Agricultor, partido: PL. Acompanhe a entrevista: 

- O que mais te motivou a se candidatar a prefeito (a) de Mafra?

Aceitar no desafio de ser candidato à Prefeito de Mafra é sem dúvida o maior desafio que já enfrentei. Para estar candidato hoje, o caminho que percorri foi intenso, mas de profundo aprendizado. Minha vida política foi marcada pelo excesso de comprometimento, e os meus oito anos de mandato como Vereador me renderam cicatrizes e dissabores, mas emprestaram à minha personalidade a experiência e a coragem de enfrentar as dificuldades de peito aberto, alma sincera e consciência tranquila. Todos os Mafrenses que acompanharam o meu trabalho, até então, podem testemunhar o meu esforço para Ser e Fazer cada vez melhor. Hoje me sinto preparado para administrar a Prefeitura de Mafra para os próximos 04 anos e, com certeza, serei firme e austero nos propósitos, bem como afável nas abordagens. Sou candidato para que Mafra continue crescendo e se firmando mais como uma cidade justa, transparente, sem corrupção, soberana e passada a limpo.

- Em relação a economia local, qual seria a proposta para poder alavancar a situação do comércio depois da decaída que ocorreu devido a pandemia da Covid-19?

Evidentemente há grande incerteza sobre a magnitude exata da queda da atividade econômica, mas não há dúvida de que ela foi considerável. Na saída da crise do coronavírus, podem ser necessárias intervenções estratégicas em alguns setores mais atingidos pela paralização das atividades. Vamos viabilizar também um modelo mais abrangente de proteção social, que inclua os trabalhadores informais. Com certeza será necessário adotarmos um Plano de Reconstrução com medidas temporárias, mais eficazes. Seria imprudência nossa elencar medidas, sem termos conhecimento da real situação financeira do Município, dívidas empenhadas e não pagas, arrecadação, FPM, recursos de Convênios e outras receitas e despesas. Além de estabelecermos urgentemente o Conselho da Cidade, envolvendo diversas entidades para auxiliar nas ações de intervenção para alavancar a economia de Mafra, com prudência e ética em cada decisão, não podemos errar.

- Em sua visão quais os pontos positivos do município de Mafra e o que poderia ser melhorado? E se tem algum projeto que não exista na cidade e poderá ser aplicado, de que forma?

Mafra tem diversos pontos positivos, os quais com estratégias bem definidas e ações em torno de diagnóstico, poderão ser cada vez melhores. O nosso Município se localiza em um excelente ponto estratégico, pouco aproveitado pelo poder público. Temos o nosso entroncamento rodoferroviário, onde conseguimos ter fluxo das atividades econômicas e comerciais do município. Temos um agronegócio extremante definido. Povo ordeiro e trabalhador que atuam diretamente em todas as ações econômicas. Temos diversos projetos viáveis para aplicar em nosso município, como a construção de um Complexo Industrial, fomentando assim, a possibilidade da instalação de diversas empresas em diversos ramos de atividades.

- No pós-pandemia, se houver possibilidade de investimentos qual seria sua prioridade para aplicar os recursos da cidade? Por quê?

Na saída da crise do coronavírus o primeiro investimento será a redução emergencial custos dos aluguéis, com a Reforma do Prédio da Prefeitura e a sua retomada imediata, com o encaminhamento de um Projeto de Lei à Câmara Municipal, visando inicialmente a redução dos cargos comissionados, especialmente dos valores atribuídos pela Lei Complementar 44 de 2017 (sendo que fui voto contrário a este projeto, o qual muito onerou os cofres públicos) com isso iremos reduzir a folha de pagamento. Com estas reduções, viabilizaremos a construção do Complexo Industrial, possibilitando a vinda de novas Empresas. O trânsito em nossa cidade está caótico, em horários de picos não consegue estacionar, qual sua ideia para solucionar isso, e como seria o projeto? Fale sobre estacionamento rotativo e um calçadão central. É a partir do trânsito que o cidadão obtém condições para o exercício pleno de direitos fundamentais, como o acesso ao trabalho, alimentação, habitação, saúde, educação e lazer. É nosso compromisso implementar o Conselho Municipal de Trânsito, com a participação paritária do poder público, usuários, empresários e comércio local com poder deliberativo e normativo. Não tem como se falar em projeto para melhoria do trânsito, que hoje está caótico, sem fazer um estudo técnico com os membros do Conselho. Quanto ao estacionamento rotativo, vemos como prioridade em nosso governo instituindo através de um processo licitatório sério, que vise a qualidade na prestação de serviços e, o menor custo para o usuário, abrindo espaço para diálogo transparente com a sociedade civil organizada, em especial com o Comércio local.

- Em sua opinião o antigo prédio da prefeitura deveria ser reformado, ficaria onde está ou deverá ser construído uma nova sede. Explique de que forma.

Com certeza, o prédio da Prefeitura deve ser reformado imediatamente, para evitar o pagamento abusivo de aluguel, que está sendo pago pela atual Administração, bem como e o desafogamento do estacionamento, permitindo ao comercio daquela região melhor fluência de trânsito. Futuramente, após uma análise técnica e criteriosa dos terrenos que pertencem à Prefeitura, haveremos de construir um Centro Cívico para abrigar a Prefeitura e toda a sua Estrutura, bem como a Câmara de Vereadores, que atualmente funciona em prédio que pertence à União. Um prédio moderno, com acessibilidade, que venha de encontro às necessidades de todas as Secretarias e que atenda também à população, que em um mesmo local, terá a resolução de todos os seus problemas, viabilização esta com a redução de alugueis.

- Devido o covid-19 as aulas presencias foram suspensas. O que você acha que deverá ser feito para que os alunos não sejam prejudicados? 

Para que não haja prejuízo do setor educacional, já temos elaborado um Plano de Retorno Gradual das Atividades Escolares, seguindo as determinações existentes dos Planos de Contingencias, bem como as determinações dos setores de saúde, visando a segurança sanitária. Este plano consta que: formação aos profissionais que atuam na educação, tanto com abordagens cognitivas (prevendo as necessidades de reparo as dificuldades de aprendizagem apresentadas, com fundamentações em torno de diagnósticos individuais, prevendo assim, um plano de ação efetivo e eficaz a realidade de cada aluno); abordagens socioemocionais (prevendo as alterações emocionais dos alunos e dos professores – equipes escolares, reflexos da pandemia, com parcerias com as demais secretarias do município – como saúde e assistência social, prevendo ações rotineiras com profissionais para atuação de oficinas, além de cursos para as famílias saberem atuar no apoio aos seus filhos); avaliar os setores e investimentos realizados no ano de 2020, para que este plano de ação possa prever os reparos necessários. Todas as ações com muita responsabilidade e cuidado com cada situação a realizar. 

- Se você for eleito, qual a primeira ação que você vai executar quando estiver na prefeitura? Explique o que, e de que forma.

Caso nossa Coligação "Passando Mafra a Limpo", tenha sucesso no dia 15 de novembro, faremos uma Transição Administrativa, prevista na Lei Orgânica Municipal, logo após o pleito eleitoral. Nessa Transição faremos um levantamento geral de todas as contas das diversas Secretarias. Verificaremos todos os passivos e se eles são legítimos. É preciso levantar inclusive, não só os débitos, mas a legitimidade dos mesmos, bem como os Contratos com os fornecedores. Essa Transição será realizada por uma Equipe de Servidores capacitados, os quais buscarão a eficiência das operações financeiras e contábeis, além da comprovação dos registros contábeis e da observância dos processos, garantindo a credibilidade dos valores implementados, bem como um levantamento total do patrimônio existente em todos os setores da administração municipal (como maquinas, veículos, imóveis e moveis, entre outros). Reorganização dos cargos comissionados, com a finalidade de redução dos mesmos; levantamento das ações existentes e, dos projetos em andamento e de efetiva organização prevendo e mantendo a sua continuidade.

- Deixe uma mensagem porque o eleitor deverá votar em você.

Administrar Mafra é um exercício que requer um conjunto de valores e atitudes, vontade, experiência, gestão eficiente, sentido de prioridade, atração de capital e investimentos, meritocracia, responsabilidade, transparência, senso de urgência, controle de programas e prazos, além de compromisso com toda a população. Recebi de meus pais o único legado que puderam oferecer a mim e aos meus irmãos, moralidade honestidade e idealismo.Nasci em Mafra, amo minha cidade e acompanho seu crescimento e a expansão de suas demandas. Respeito ao povo Mafrense porque conheço sua força de trabalho e determinação. Tenho compromisso com a mudança. O momento atual impõe a necessidade de mudanças, de padrões, sistemas e métodos. Os serviços públicos estão deteriorados. A infraestrutura de equipamentos urbanos está sucateada. Há questionamentos sobre a exorbitância de valores pagos em obras no município. Não compactuo com o mal feito, nem com a falta de lisura e descontrole de despesas. A descrença social na autoridade municipal se expande a cada dia que passa. Pretendo fortalecer a relação com Legislativo Municipal. É necessário aumentar parcerias com o Governo Estadual e Federal, e a comunicação com a sociedade civil. Vou estar atento, de forma plena, aos problemas e demandas que emergem diariamente em todos os bairros e localidades do interior. Com essa motivação, quero chegar à Prefeitura. Quero ter serenidade para aceitar as situações que não poderei mudar, coragem para modificar as situações as quais podem ser modificadas, e Sabedoria para reconhecer a diferença. Mafra precisa de liderança. Acredito que na vida ou mesmo na política, o homem sempre vale pelo que faz ou passa o resto da vida pagando pelo que não fez. Rumo à Vitória, no dia 15 de novembro, vote 22, seja 22, venha com o 22.

Compartilhe este conteúdo: