Português (Brasil)

Incêndios na região de Mafra, Papanduva, Matos Costa e São Bento do Sul acontecem nos últimos dias

Incêndios na região de Mafra, Papanduva, Matos Costa e São Bento do Sul acontecem nos últimos dias

Data de Publicação: 29 de outubro de 2020 09:43:00 Foram registrados nos últimos dias incêndios de grande proporção em matas nativas e de reflorestamento. Confira!

Compartilhe este conteúdo:

Por volta das 13h26 de ontem (28), um incêndio de grande proporção em mata nativa na estrada geral de Rodeiozinho em Papanduva foi atendido pela guarnição da viatura ABTR-101 e AAT-234. O incêndio oferecia risco a residências próximas ao local. Haviam 4 populares ajudando no combate. Após 03h10 foi controlado o fogo e efetuado extinção, também foi utilizado cerca de quatro mil litros de água. A área atingida de mata foi de aproximadamente doze hectares, o proprietário da área atingida relatou que o incêndio começou em uma área ao lado de sua propriedade.

Em Cerro do Galo, proximidades da cidade de Matos Costa, na propriedade da Empresa Novacki e adjacências, por volta das 11h22 de ontem (28), uma área de aproximadamente 20 alqueires de mata de reflorestamento, plantação de Eucalipto e Pinus, aconteceu um incêndio. Foi efetuado combate às chamas juntamente com os funcionários da empresa. Haviam residências próximas do local, mas foi efetuado proteção das mesmas.

Uma ocorrência de incêndio em vegetação aconteceu ontem (28), por volta das 12h21 no bairro Brasília em São Bento do Sul. O fogo próximo às residências foi combatido e extinguindo. Ao perceber que o incêndio se alastrava rapidamente e estava se tornando um incêndio de grandes proporções, foi solicitado o apoio de Campo Alegre. Quando aquela região se encontrava já em fase de rescaldo as guarnições do AT49, AR25 e ABTR 68 prosseguiram para outro local onde o fogo se dirigia, a guarnição do ABTR 36 permaneceram no local fazendo o rescaldo. Após as guarnições de apoio, sendo 07 BCs que chegaram para auxiliar no combate ao fogo no segundo ponto, todas as guarnições se dirigiram à rua João Malinovski, acompanhadas pelo comandante Ten. João Ricardo, efetuando a última frente ao fogo, assim extinguindo na sua totalidade, após 5h30min de combate. Durante esse atendimento ainda surgiram novos incêndios em mato pela cidade: Bairro Brasília, Rio Vermelho e Lençol, inclusive na divisa com Corupá.

Por volta das 11h24 de ontem (28), as guarnições do ABTR-100 e AR-47 deslocaram-se ao Bairro Faxinal, para atender a solicitação de fogo em reflorestamento de eucalipto, qual as chamas atingiram cerca de 3500m² do reflorestamento e adentravam na mata nativa. O terreno de difícil acesso devido alto grau de inclinação. Para combater as chamas foram gastos aproximadamente 500 litros de água e a utilização de batedores. Após as chamas debeladas e o local em segurança as guarnições se deslocaram para outro fogo em reflorestamento.

Por volta das 12h00 do mesmo dia (28), na Rua Germano Neundorf, sentido Bairro São Lourenço, aconteceu fogo em reflorestamento de eucalipto; com as chamas atingindo uma área estimada em 25000m², levando cerca de 2 horas de combate, gastando aproximadamente 3000 mil litros de água, sendo utilizado bombas costais e batedores. Após as chamas debeladas as guarnições se deslocaram para outro fogo em vegetação as margens da BR116.

Por volta das 16h27 de ontem (28), também na Rua Germano Neundorf, foi atendido fogo em mata nativa alta, local de difícil acesso. As chamas atingiram cerca de 7500 m², levando aproximadamente 01h30 de combate para a extinção utilizando cerca de 1300 litros de água, bombas costais e batedores.

No mesmo dia (28) por volta das 11h a guarnição da viatura AR-102 e AAT-234 foram acionados para incêndio de grande proporção em reflorestamento e vegetação nativa na estrada geral de Craveiro em de Santa Terezinha. Chegando no local confirmado o incêndio em mata nativa e reflorestamento de grande proporção e em local de difícil acesso. No local haviam 5 populares ajudando no combate. Após cerca de 09h20 para o controle e extinção, e cerca de quinze mil litros de água. A área atingida de mata nativa de aproximadamente 10 alqueires. O proprietário da área atingida relatou que quando chegou em sua fazenda já havia fogo não sendo possível controlar.

 Um incêndio de grandes proporções em vegetação nativa no interior da fazenda Evaristo aconteceu ontem (28), por volta das 14h38. No local os funcionários da fazenda já estavam combatendo as chamas. O tempo seco e vento acabou contribuindo para alastrar o incêndio que acabou consumindo uma área de aproximadamente 50.000 m. Foi utilizado 4.000 litros de água para o combate a chamas.  Após aproximadamente 02:30h de combate ao fogo, foi controlado. Segundo o proprietário o fogo iniciou no interior da fazenda sem saber a causa.

Por volta das 19h do mesmo dia, a viatura AAT-257 foi acionada novamente até a fazenda Evaristo, pois o proprietário solicitou auxilio informando que o fogo havia retornado em alguns lugares. Por volta das 22h30 o fogo foi controlado e extinto.

 

Com informações dos BMM

 

 

Compartilhe este conteúdo: