Português (Brasil)

Confira a entrevista com Alceu Swarowsk, candidato a prefeito de Rio Negro

Confira a entrevista com Alceu Swarowsk, candidato a prefeito de Rio Negro

Data de Publicação: 30 de outubro de 2020 15:46:00 O Diário de Riomafra traz em suas próximas edições até a eleição que ocorrerá no dia 15 de novembro, os candidatos a prefeito de Mafra e Rio Negro para uma entrevista em que responderão perguntas sobre suas propostas de governo. Confira!

Compartilhe este conteúdo:

Candidato a prefeito de Rio Negro - Alceu Swarowski, 58 anos, Engenheiro Mecânico, partido Cidadania.

- O que mais te motivou a se candidatar a prefeito (a) de Rio Negro?

O amor por nossa terra. Foi onde nasci e estudei. Tenho o desejo de reabrir as portas que foram fechadas nos últimos oito anos. Verificamos que é necessária uma renovação na gestão, com experiência e muita esperança para que haja uma retomada no crescimento de Rio Negro.

- Em relação a economia local, qual seria a proposta para poder alavancar a situação do comércio depois da decaída que ocorreu devido a pandemia da Covid-19?

Rio Negro já vem em um período de queda constante na economia. Quando nós entregamos a prefeitura em 2012 o município era o número 57 no retorno do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), neste ano de 2020 está na posição 77 dentre os 399 municípios do estado do Paraná e para o ano que vem irá cair para 78. Estamos crescendo menos que os demais municípios. Nós pretendemos conciliar nosso plano de governo que é o apoio a geração de emprego, geração de renda, a indústria, o comércio, aos prestadores de serviço e também ao agronegócio. Aliado a isso a transformação de Rio Negro no polo de saúde da região, com a reabertura da maternidade a transformando em regional, atendendo Campo do Tenente, Quitandinha e Piên. Transformando nossa Hospital Bom Jesus em um hospital regional com 10 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva). Reabertura e conclusão da Upa (Unidade Pronto Atendimento) e o Samu Avançado. Além disso queremos retomar a parceria que tínhamos em 2012 com a Unimed RioMafra para construção do nosso hospital regional. Para educação pretendemos ampliar o ensino técnico de nível médio. Já tendo o colégio agrícola, colégio Sesi/Senai, Sesc/Senac, trazendo mais cursos de nível superior presencial ou a distância. Outro ponto que gera muito emprego é a construção civil e para isso temos um projeto da construção de 200 casas populares na área urbana e mais 30 na área rural.

- No pós-pandemia, se houver possibilidade de investimentos qual seria sua prioridade para aplicar os recursos da cidade? Por quê?

A questão do polo de saúde, polo de educação de ensino técnico e superior e polo de segurança pública. Com isso acreditamos que vamos atender a população e gerar emprego e renda.

- Em sua visão quais os pontos positivos do município de Rio Negro e o que poderia ser melhorado? E se tem algum projeto que não exista na cidade e poderá ser aplicado, de que forma?

Rio Negro é um importante entroncamento rodoferroviário, uma ótima localização geopolítica, com a possibilidade enorme de receber investimento na área da indústria, comércio e turismo. Temos uma cultura riquíssima, que pode ser vendida no bom sentido, para atrair turistas, seja para área urbana ou rural. Chega de fechar portas queremos reabri-las. 

- A reclamação da segurança pública é uma questão antiga que até agora não houve solução. Qual seu projeto para que Rio Negro tenha mais segurança, que seja possível executar? Explique de que forma.

Primeiro seria a cobrança política do governo do estado que é o responsável direto pela questão da segurança pública. Com a efetiva implantação de uma companhia de polícia que já está no papel e que nós queremos que seja na prática um aumento do efetivo de policias militares e civis. Estaremos realizando estudos para uma possível implantação de uma Guarda Municipal Urbana.

- Devido a Covid-19 as aulas presencias foram suspensas. O que você acha que deverá ser feito para que os alunos não sejam prejudicados?

Nós já estamos conversando com professores que nos apoiam e claro é uma decisão técnica e pedagógica de toda uma equipe da Prefeitura Municipal, mas teremos que aguardar como irá terminar esse ano e já no primeiro dia de governo tomar as medidas necessárias. Eu vejo que é provável que o ano que vem tenha quer ser feito um calendário de dois anos em um só, dentro das possibilidades.

- O congestionamento no trânsito de Rio Negro para Mafra está se tornando cada vez mais comum nos horários de pico. Qual seria seu projeto para solucionar esse problema? Explique como.

Uma grande parceria com o prefeito(a) a ser eleito em Mafra. Pois, nós entendemos que começa na saída da ponte e se entende até o semáforo da rua do Bradesco. Lá há um trancamento no trânsito e que vem represando até Rio Negro. Temos que trabalhar com Mafra para possíveis alterações a curto prazo e a médio, longo prazo um trabalho com o governo do Paraná e Santa Catarina para a construção de uma possível terceira ponte.

- Se você for eleito, qual a primeira ação que você vai executar quando estiver na prefeitura? Explique o que, e de que forma.

Como sempre fizemos vamos realizar uma auditoria junto com o Tribunal de contas e Ministério Público para levantar a real situação financeira da Prefeitura, com transparência e objetividade e para que a gente entenda e possa implantar o nosso Plano de Governo.

- Deixe uma mensagem porque o eleitor deverá votar em você.

Nós estamos vindo com a proposta da renovação de pessoas e gestão da prefeitura. Isso vai ser feito com muita experiência que graças a Deus com o voto dos rio-negrenses nós conseguimos em três mandatos e também em seis anos atuando no governo do Estado. Com essa experiência e com a Neusa nossa vice, que sendo por oito anos secretária da saúde de Rio Negro e mais cinco anos diretora do Consórcio Metropolitano de Saúde traremos toda essa experiência de gestão com a renovação das pessoas para que Rio Negro retome o seu desenvolvimento. Isso com muita fé e esperança.

Compartilhe este conteúdo: