Português (Brasil)

Curso de Medicina da UnC recebe novos equipamentos

Curso de Medicina da UnC recebe novos equipamentos

O curso de Medicina da UnC, campus Mafra, recebeu novos equipamentos para o centro cirúrgico de simulação.

Compartilhe este conteúdo:

O curso de Medicina da UnC, campus Mafra, recebeu novos equipamentos para o centro cirúrgico de simulação. A estrutura do curso conta com uma área de aproximadamente 150 m² com aparelhos de última geração, como: instrumentais cirúrgicos, mesas para cirurgia, pia cirúrgica (onde o acadêmico faz exatamente a mesma técnica que se faz numa cirúrgica real, dentro do hospital). Nesta semana, chegaram cinco simuladores de vídeo-cirurgia (cirurgia sem corte). "Assim, os alunos já vão se habituando com as técnicas, quando entrarem em uma cirurgia real, orientados pelos professores, eles já terão praticado muito nos simuladores", destaca o coordenador do curso de Medicina, Vagner Marcolin Trautwein.

Conforme Trautwein, os novos equipamentos asseguram mais qualidade nas atividades práticas desenvolvidas pelos alunos. "Nos dias atuais, não se aprende mais nos pacientes, como era antigamente. Hoje temos simuladores que reproduzem com perfeição as doenças. Temos pele artificial para os alunos aprenderem a suturar (“dar pontos”), temos “bonecos” que até gritam quando o aluno faz um procedimento que ele pode sentir dor. É tudo muito realista. Programamos o “boneco” com a doença que nós quisermos que o aluno investigue e avaliamos o atendimento, tudo pode ser gravado e discutido depois os erros e acertos. É a mesma coisa que acontece com os simuladores de voo, um piloto de avião comercial treina exaustivamente nos simuladores (que são perfeitos) antes de pilotar um avião de verdade", explica.

O coordenador do curso de Medicina da Universidade do Contestado (campus Mafra), Vagner Marcolin Trautwein, exalta a estrutura diferenciada do curso. "Temos uma estrutura excelente, com salas de aula muito boas, laboratórios de última geração e professores especialistas, mestres e doutores. Temos professores de Curitiba, Joinville, Jaraguá do Sul, Balneário Camboriú, professor de Bauru (interior de São Paulo) e de Minas Gerais. Os alunos têm um acesso muito fácil com os professores, o que faz o aprendizado ser mais intenso ainda", acrescenta.

Compartilhe este conteúdo: