Português (Brasil)

Coronavírus: Alto número de amostras desafia capacidade de testagem de SC

Coronavírus: Alto número de amostras desafia capacidade de testagem de SC

Data de Publicação: 9 de março de 2021 11:55:00

Compartilhe este conteúdo:

Foto: Cristiano Estrela/Secom

Nas últimas semanas, com o aumento do número de infectados por Coronavírus, Santa Catarina tem acumulado, em média, mais de 10 mil amostras aguardando testagem para Covid-19. Os laboratórios no Estado tem liberado mais de 5 mil resultados diariamente, mas o volume segue trajetória de alta. 

"Tem entrado mais amostras do que a capacidade diária de realização de exames", afirmou o superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Eduardo Macário. Segundo ele, o laboratório central, em Florianópolis, e os laboratórios da rede por Santa Catarina em recebido, em média, 6 mil amostras diariamente.

Apesar disso, não há fila de exames. "Não está tendo atraso. Os testes saem em até 48h ou 72 horas no máximo", diz. "No ano passado, nós tivemos um grande número de casos em todo o Estado de Santa Catarina, mas não na mesma velocidade e intensidade que estamos vivendo agora", acrescentou.  

Para atender a demanda, a SES tem pedido auxílio das unidades de diagnóstico da Fiocruz espalhadas pelo Brasil. Amostras catarinenses já foram enviadas ao Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Pará, entre outros. 

Até esta segunda-feira (8), o Estado registra 1,7 milhão de testes realizados, sendo 895 mil do tipo PCR (do cotonete no nariz) e 805 mil testes rápidos (coleta de sangue pelo dedo).

Compartilhe este conteúdo: