Português (Brasil)

O que entra em uma mente aberta?

Data de Publicação: 15 de abril de 2021 11:13:00 Na coluna dessa semana Fernando Valentine abordará o assunto de como ter a sua mente aberta ajuda a sairmos da zona de conforto e sempre estar disposto a aprender coisas novas. Confira!

Compartilhe este conteúdo:

Já fiz um ditado popular: uma ideia nova não pode ser inserida em uma mente fechada. Acontece que ficamos anos sem pensar nisto e de uma hora para outra queremos ler um livro, fazer um curso, ver um documentário....

A mente aberta é interessante, pois nos tira da zona de conforto, nos faz pensar diferente, nos torna flexíveis a novas ideias e nos afasta da arrogância e do egocentrismo. Nesta condição, entra muita coisa na nossa cabeça, inclusive algo que no primeiro momento parece bom mas depois, ao observarmos fatos mais consistentes, acabamos por mudar de opinião. Sempre cito a música como exemplo de várias situações em minha vida e neste caso, também! Comecei a aprender a tocar violão lendo revistinhas que se vendiam nas bancas de jornais. Ali, com a mente aberta, comecei a tocar do meu próprio jeito, às vezes até prejudicando a condição física da minha postura de coluna e mãos. Quando comecei a estudar com professores profissionais, pude perceber o quanto eu tinha que melhorar e me arrependi de não ter investido certo desde o início.

Por isto, na mente aberta entram coisas boas e ruins. Sempre é bom analisar antes de fazer algo, investir, tomar decisões. Isto a se chama retroceder.

Autor

Rodrigo Rafael Valentini é Diretor CEO da Nobre Treinamentos, especialista em liderança, formado em Administração de empresas com ênfase em Marketing pela Univali, especialista em vendas e desde 1997 é envolvido e atua no ramo de desenvolvimento pessoal e profissional. 

Compartilhe este conteúdo: