Português (Brasil)

Nota de esclarecimento : Prefeitura de Mafra esclarece sobre os 119 casos de covid-19 relatados no último boletim

Nota de esclarecimento : Prefeitura de Mafra esclarece sobre os 119 casos de covid-19 relatados no último boletim

Compartilhe este conteúdo:

O número de casos diários relatados no boletim informativo diário publicado pela Prefeitura de Mafra apresenta dados apurados pela Secretaria Municipal de Saúde/Vigilância Epidemiológica. Os dados de casos novos levam em conta o resultado dos exames da rede pública e particular de saúde. Em relação às 119 notificações em um dia, segundo a Vigilância Epidemiológica, deu-se porque os laboratórios particulares não haviam repassado os resultados da última semana, sendo este número então apresentado no último boletim – resultado acumulado dos últimos cinco dias.

 

Quanto à retirada do boletim diário de casos “recuperados” e “acompanhamento em domicílio” a Vigilância Epidemiológica esclarece que não há mais como informar quem está recuperado, pois existem muitas pessoas com sequelas da Covid-19 e reforça ainda que este dado também não é mais fornecido nos boletins do Estado de Santa Catarina, por este mesmo motivo. De acordo com a Vigilância Epidemiológica, a data de contagem era feita a partir do início dos sintomas da doença, mas há pacientes que mesmo depois do isolamento ainda continuam a apresentar sintomas, impossibilitando o relato de um dado preciso.

 

A Prefeitura de Mafra esclarece ainda que jamais subnotifica dados e o boletim diário publicado no site oficial e demais redes sociais oficiais tem a finalidade de deixar a população informada e alerta durante a pandemia.

 

Vale lembrar ainda que neste sábado, 12, está acontecendo o DIA D de vacinação contra Covid-19 nas unidades de saúde para o público-alvo contemplado conforme Nota Técnica nº 27 da Secretaria de Estado da Saúde. Mafra já chegou ao percentual de imunização de 25% da população com a primeira dose da vacina e está seguindo o calendário de vacinação do Governo do Estado, conforme o recebimento de lotes de vacinas.

Compartilhe este conteúdo: