Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Política de Privacidade do jornal Diário de RioMafra
Médicos veterinários e saúde pública: como isso é visto pela população?
Data de Publicação: 2 de julho de 2021 14:26:00
A Medicina Veterinária apresenta diversas áreas de atuações, que vão além da prática clinica já conhecida. Dentre elas, podemos citar a inspeção e tecnologia de produtos de origem animal destinados ao consumo humano, vigilância sanitária, epidemiológica e ambiental, diagnóstico e prevenção de zoonoses, educação em saúde e promoção e proteção da saúde humana e animal. No Brasil, desde outubro de 2011, através da Portaria n° 2.488 do Ministério da Saúde, esses profissionais são integrantes do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), juntamente com outros profissionais da área da saúde, permitindo maior introdução desses profissionais nesse âmbito.
Contudo, essa diversidade de campos de atuação dos Médicos Veterinários ainda é desconhecida por grande parte da população, necessitando a divulgação sobre a importância desses profissionais para a sociedade, uma vez que atuam direta e indiretamente na Saúde Pública.
Além disso, é necessário divulgar que as zoonoses, enfermidades comuns entre seres humanos e animais, possuem um grande impacto sobre a saúde humana e ambiental. Objetivando-se avaliar como a população entende o trabalho do Médico Veterinário na Saúde Pública e no Sistema Único de Saúde (SUS), os alunos do curso de Medicina Veterinária da UNISOCIESC, de São Bento do Sul, Santa Catarina, Brasil, realizaram uma pesquisa utilizando questionário para coleta de informações referentes ao conhecimento sobre a Medicina Veterinária e a atuação desses profissionais na Saúde Pública.
Foram obtidas 795 respostas, sendo a maioria residente da região Sudeste brasileira (58%). A grande maioria dos respondentes (79%) possuem conhecimento sobre a importância dos Médicos Veterinários na Saúde Pública, e consideram as atividades realizadas por esses profissionais importantes para a promoção e proteção da saúde humana (99%). E associando esse resultado ao nosso momento atual de pandemia, 87% acreditam que a vacinação desses profissionais para a COVID-19 é indispensável.
Porém, apesar da maioria dos entrevistados estarem cursando ou serem formados em Medicina Veterinária (86%), não observou-se a identificação correta das principais atuações desses profissionais na Saúde Pública. Notou-se também o domínio sobre o significado de doenças zoonóticas (97%), porém verificou-se o desconhecimento da importância dessas enfermidades e sua abrangência na população (73%).
Diante dos resultados, é evidente que os respondentes reconhecem a importância do Médico Veterinário na Saúde Pública, porém o conhecimento das funções dessa área de atuação ainda é precário.
Necessita-se também melhores divulgações sobre a importância das zoonoses endêmicas, e de como o Médico Veterinário insere-se para reduzir os riscos da população à essas enfermidades.
Autores: Larissa Gruber Cielusinski, Lorena Padilha, Nicoly Bauer Vecchiatti, Taize Moreira Paes, Camila Cecilia Martin e Caroline Tomasi Bortoleto
Autora
Gabriela Ferreira é farmacêutica, doutora em Ciências da Saúde, pós-doutora em Engenharia e Ciência dos Materiais e pós-doutora em Farmacologia. Atualmente é pesquisador convidado do Instituto Ânima, professora presencial e online da Sociedade Educacional de Santa Catarina (UniSociesc) e Grupo Ânima, respectivamente. Coordenadora do curso de Biomedicina da UniSociesc de São Bento do Sul/SC. Tem experiência na área de Bioquímica, Farmacologia e Biomateriais.