Português (Brasil)

Dia do colono: entrevista com administradora do Sindicato do Produtor Rural de Rio Negro

Dia do colono: entrevista com administradora do Sindicato do Produtor Rural de Rio Negro

Saiba qual o papel desse órgão no município de Rio Negro e como os produtores rurais são importantes para a nossa região

Compartilhe este conteúdo:

 

O dia 25 de julho possui um significado ainda mais especial para a nossa região: é o Dia do Colono, dia dedicado a celebrar as origens da produção. No Brasil, milhões de agricultores familiares são responsáveis por sete de cada dez alimentos que abastecem a mesa do consumidor. Para entendermos mais sobre como esses produtores são representados na nossa região convidamos para uma entrevista a administradora do Sindicato do Produtor Rural de Rio Negro Anna Danielle Ruchivailo. Confira!

- A agricultura familiar é muito presente em nosso município e região, você acha que hoje em dia o agricultor é mais valorizado ou ainda falta essa percepção das pessoas?

Os produtores rurais hoje eles são bem reconhecidos. Nas linhas de crédito, na parte de financiamento a gente vê que as pessoas estão investindo. Também a visão do pessoal da cidade, do comércio, escutamos eles dizendo que confiam, que são pessoas muito sérias, de confiança, de palavra. Acho que essa visão do que era antigamente, do colono, que eles falavam hoje em dia mudou. O colono se tornou um empresário rural.

- A tecnologia veio para ajudar e acabou chegando no campo também. Na sua percepção, essa facilidade de ter máquinas e equipamentos que facilitam o trabalho é adepta pelas famílias que produzem, ou eles ainda preferem o modo mais tradicional?

Eles se adaptaram totalmente tanto é que essa facilidade ela veio pra ficar. Tem um certo investimento mas também tem as facilidades de financiamento hoje em dia que são oferecidos para ele. Tem as formas de pagamento mais facilitadas e essa facilidade no campo a gente vê na produção.

Hoje em dia se você não se adaptar, não aderir as novas tecnologias você fica para trás. E com a alta, que nós tivemos, a superproduções, os valores, eles só conseguiriam essa produção através da tecnologia que eles investiram. Tem um custo mas eles vão ter o retorno. E é percebido que cada vez mais se não aderir essa tecnologia não vão fica no mercado. Acabam sendo excluídos e tendo que passar as terras para outras pessoas aí acabam arrendando. Esses novos produtores, têm que se adaptar. São os novos administradores do campo.

- Quais os trabalhos e serviços o sindicato dos produtores rurais se envolve para auxiliar e ajudar os colonos da área rural?

Toda parte de atividade rural quanto a documentação de terrenos, parte previdenciária, o pessoal que quer aposentar, salário maternidade, auxílio doença, eles sempre nos procuram para um primeiro atendimento.  Orientamos quanto a parte jurídica auxiliamos eles em todos os assuntos.

Hoje em dia o foco grande são os cursos do SENAR Paraná. Esses cursos são gratuitos. São cursos de capacitação rural e promoção social para os produtores rurais. Temos um leque de mais de duzentos cursos em que todos eles vêm para auxiliar no desenvolvimento da propriedade e da família. Porque a intenção é que o produtor rural fique no campo e desenvolva. Possa garantir o sustento da sua família e ter uma qualidade de vida. Esses cursos eles abrem portas para novas tecnologia, para melhorar a administração que vai fazer com o produtor produza e saiba dar destino a sua produção também.

- Os agricultores conseguiram transformar as terras do sul e sudestes em terras produtivas e fazendo assim uma das regiões mais desenvolvidas em termos de agricultura. Qual é a sensação de representar esse grupo de pessoas?

Me sinto muito bem, apesar da minha família não ser de agricultores, mas eu já trabalho com produtores há mais de 20 anos. O agro é o que movimenta tudo. O campo estando bem, acaba girando, movimentando o município, os nossos produtores rurais eles estão diversificando a propriedade rural.

A fumicultura já está diversificando, a propriedade passando para parte de uva, morango, que são pequenas propriedades e são espaços que eles conseguem desenvolver com essas pequenas culturas. A questão do turismo rural, têm belíssimas propriedades no campo que estão sendo desenvolvidas. O pessoal que quer desenvolver além de grãos, a avicultura que é bem presente no município, também a suinocultura.

Nosso município é bem desenvolvido e eu me sinto muito bem de trabalhar com produtor rural, que é um pessoal que eu me identifico e são pessoas muito sérias.

- Gostaria de deixar alguma mensagem aos nossos leitores referentes a este dia do colono e agricultor?

Eu quero dizer aos produtores rurais que eles são essenciais para todo o município, Brasil e mundo. O desenvolvimento deles se deu a partir desse querer para desenvolver de aderir as novas tecnologias. E essa adaptação se veio com a administração familiar, muitas pessoas que saíram do campo hoje estão retornando, querendo voltar para o campo. Pessoas da cidade querendo adquirir propriedades rurais pensando qualidade de vida. O produtor rural hoje está sendo bem valorizado

Quero parabenizar eles, pela dedicação e por tudo que eles representam para nós e para a sociedade porque sem eles a gente não seria e não teria nada. Quero dizer também que continuamos com as portas abertas e que o que eles precisarem podem procurar o sindicato.

Assista a entrevista gravada em nosso canal do YouTube: 

Compartilhe este conteúdo: