Português (Brasil)

Dia do engenheiro civil

Saulo Bernardi é engenheiro civil e contou tudo sobre vida profissional e experiência na área. Acompanhe a entrevista a seguir:

Compartilhe este conteúdo:

No dia 25 de outubro corresponde ao dia da beatificação de Frei Antônio de Sant’Ana Galvão, o padroeiro da construção civil no país e é por isso que essa data é usada para comemorar o Dia do Engenheiro Civil. O autor da proposta, tem o objetivo de reconhecer a importância da construção civil e dos profissionais que atuam na área. Por isso convidamos para uma entrevista o engenheiro civil Saulo Bernardi. Confira!

 

- Como começou o seu interesse pela área?

Lá no ensino médio sempre temos uma ou mais matérias que gostamos mais, no meu caso como a matemática, física, etc. Foi ali que começou a surgir um interesse da parte do cálculo. E como já tinha esse interesse na parte das exatas já foi um caminho para a profissão.

Nisso já estou formado a 23 anos pela UDESC (Universidade Estadual de Santa Catarina) em Joinville. Retornei para Mafra e abri um escritório de projetos. E todo esse tempo trabalhando com projetos, trabalhei também um período na Prefeitura de Mafra. E hoje temos uma construtora e um escritório de projetos.

 

 -O que você mais gosta na sua profissão?

Desde a concepção do projeto, em ir num terreno, analisar, ver toda a questão de espaço, de volumes e tudo depois na parte estrutural. Também, hoje, trabalhando com a execução, cada etapa do acabamento até a entrega da obra.

 

-E o que é mais desafiador?

Se manter atualizado. Desde os materiais, tecnologias que são usadas que sempre mudam. Os softwares de desenho, de cálculo, normas que são atualizadas, planos diretores dos municípios porque onde você vai projetar algum ou executar alguma obra, tem que estar de acordo com as leis vigentes, daquele município que são diferentes de uma cidade pra outra.

 

 -Qual momento mais marcante na sua carreira? Por quê?

Eu acho que no início. Que a gente sempre tem uma insegurança de não saber se vai conseguir desempenhar a sua função. Existe um receio do novo. Medo de expressar uma opinião.

 

-O que os profissionais precisam, na sua opinião, para se destacar neste meio?

Dedicação a sua profissão. A quem está na faculdade dedicação. Sou favorável aos cursos presenciais acredito que procurar uma boa faculdade também ajuda muito.

Como eu já disse estar sempre atualizado aos novos materiais e aos sistemas construtivos, então tem que ficar atento a todos esses pontos.

 

- Que mensagem você gostaria de deixar para quem tem interesse na área, ou ainda está estudando?

Que os profissionais dessa área sempre pensem na segurança das suas edificações. E uma curiosidade da data que achei bem interessante é que antes a gente comemorava O Dia dos Engenheiros em geral no dia 11 de dezembro e essa data de agora foi recente em homenagem ao Frei Galvão padroeiro dos engenheiros civis.

Ele na época atuava bastante nas construções de igrejas como um mestre de obras por isso virou o padroeiro dos engenheiros.

 

Confira, abaixo, o vídeo da entrevista:

Compartilhe este conteúdo: