Português (Brasil)

Pai Rico, Filho Nobre, Neto Pobre

Compartilhe este conteúdo:

Um grande desafio a sempre ser enfrentado pelos empreendedores é a sucessão, principalmente se for familiar.

Pais pensam de um jeito, filhos de outro. E quando esta missão fica em segundo plano, o resultado é fraco. Pais ricos que pensam que já garantiram o futuro do filho por ter dado ensino e formação e isto basta, mais tarde, geralmente se arrependem de não ter ensinado o empreendedorismo da vida real.

Muitos destes filhos (não é regra, claro) usufruem de uma vida de prestígios e acabam se acostumando com a vida fácil. Quando precisam se virar na vida e não conseguem e geralmente ainda culpam os pais.

O problema está em “pular” as etapas da pirâmide de Maslow. Este, foi um psicólogo americano do início do séc. XX, que desenvolveu a teoria das necessidades humanas. A primeira etapa está em buscar suprir necessidades básicas (fisiológicas), como comer, beber, dormir, sexo... Na segunda etapa está a necessidade de segurança, como ter um bom emprego, uma casa, família, saúde…

Na terceira etapa estão as necessidades sociais como ter amigos, ser aceito num grupo de pessoas, clube social….

E então, quase no topo da pirâmide vem a necessidade maior do ser humano, a de ser reconhecido. Todos gostam de receber parabéns e ser valorizados e isto é tão forte dentro de nós, que às vezes, sem ter passado pelas buscas básicas querem o topo. Receber prestígio, parabéns, ser bem recebido, tudo isso é ótimo, entretanto, se a pessoa não passou pelas etapas anteriores, não se sustenta.

Agora você já sabe porque algumas pessoas estão de carro zero, relógios caros no pulso, roupas de marca e às vezes estão com as contas atrasadas. Obviamente querem o reconhecimento antes de alcançarem o que é básico! Aí os netos destes terão novamente que “dar duro” para alcançarem o topo.

 

Pense nisto e um nobre abraço!!!

Compartilhe este conteúdo: