Português (Brasil)

Alunos de Direito participam de palestra sobre magistratura

Alunos de Direito participam de palestra sobre magistratura

O projeto visa levar magistrados para uma experiência inovadora em aula

Compartilhe este conteúdo:

A vivência da magistratura foi o tema da última quinta-feira, 04, para os alunos de direito do campus Mafra da Universidade do Contestado (UNC) com o projeto Thinking Like a Judge no auditório do Sicoob. A aula é uma realização da Escola Superior da Magistratura do Estado de Santa Catarina (EMESC) em parceria com o curso de direito do campus de Mafra.

O projeto visa levar magistrados para uma experiência inovadora em aula. São abordados temas ligados à atuação do magistrado e à função jurisdicional para despertar o desejo vocacional para carreira judiciária.

Durante a tarde, a juíza da Comarca de Rio Negrinho – SC Drª Fabrícia Alcântara Mondin palestrou sobre concurso, vida de magistrado, responsabilidades e os pontos positivos da carreira. O juiz dr. Rafael Salvan, diretor do foro da Comarca de Mafra-SC e juiz da segunda vara cível ministrou a masterclass no período noturno.

As atividades foram compostas de parte expositiva e questionamentos. Os alunos tiraram suas dúvidas e curiosidades sobre a vida do magistrado e as atividades da magistratura, além de discutirem temas de direito material e processual com foco na prática jurídica.

Para o aluno Ernani A. Kvitschal Neto, que está no segundo semestre do curso, ouvir os magistrados foi motivação para seguir os estudos. “Saí muito grato e enriquecido, entusiasmado e certo de que estou no caminho certo. A equipe UNC tem se destacado muito, trazendo projetos inovadores e pioneiros, fazendo do curso referência em toda região. Mais uma vez reconheço a grandiosidade destes magistrados, sua dedicação e abnegação em prol de uma sociedade justa, correta e igualitária” conta Neto.

A coordenadora do curso de direito (campus Mafra), profª. Esp. Patrícia Minini Wechinewsky, explica que esse projeto foi muito importante para a vida acadêmica dos alunos, pois estiveram frente a frente com juízes que lhes esclareceram dúvidas sobre diversos aspectos da magistratura e também do dia a dia do judiciário. “Aqueles alunos que pretendem seguir a carreira da magistratura e aqueles que ainda não decidiram puderam ter uma visualização mais ampla da carreira, do estudo prévio para o concurso e das responsabilidades do magistrado”, enfatiza Patrícia.

Compartilhe este conteúdo: